Powered By Blogger

sábado, 7 de janeiro de 2012

BREVE ANÁLISE DA FAMILIA

Familia Ontem, Familia Hoje.....
Armando Ulbricht Junior

Paulo Ulbricht Neto
Muitas lembranças da infância preservo em minha mente....na maioria bons momentos, e alguns momentos confusos.
Ultima filha de cinco filhos, nasci numa época difícil.
Todas épocas são difíceis para quem vive com simplicidade.
Meu pai, operário de uma indústria de chapéus, minha mãe dona de casa (ela detestava falar isso: sou dona de casa) tinham em mente tão somente dar à nós, os filhos, boa educação, estudo superior, boa alimentação e saúde. 
Tinham uma visão futurista, sabiam exatamente seus objetivos. Mamãe trabalhava duro em casa, cozinhava, costurava, limpava e cuidava das crianças. Papai trabalhava na indústria *Prada, era técnico de feltro, e fazia muitas horas extras para ter um salário melhor.
Não tínhamos roupas de loja, só as que mamãe costurava, não tínhamos brinquedos novos, e presente só ganhávamos no Natal. Mamãe deixava escondido embaixo da cama, para pensarmos que fora o Papai-Noel que trouxera. A emoção ao acordar de madrugada e achar o presente, era indescritível.....inesquecível.
Na Páscoa, mamãe nos ajudava a fazer um ninho para o Coelho colocar os ovos.
Íamos pegar palha, capim seco, papel picado, flor, fita, e arrumávamos uma cesta enorme que coubesse os cinco ovos de chocolate.
Nunca presenciamos uma briga, uma discussão nem papai e mamãe falando sobre problemas em nossa frente. Nunca papai deu um tapa em nós, e mamãe as vezes, um puxão de orelha, quando era muito merecido. Éramos repreendidos com castigo, ou com uma longa conversa com papai, que era sem dúvida pior do que qualquer surra.
Com muito sacrifício, nós cinco pudemos estudar, e nos formarmos "doutores" em Escolas renomadas.
Dávamos valor a cada centavo, a cada prato de arroz com feijão, a cada abraço, a cada beijo de boa noite, a cada bolo de aniversário, a cada olhar de carinho que nos davam.
Mamãe amava ler, tinha ânsia do saber, mas infelizmente não foi possível estudar muito, mas nos incentivou desde bem pequenos a estudar e ter um diploma, que sempre dizia: "O diploma é a única herança que podemos lhes deixar, e esta ninguém pode lhes tirar". Mamãe era sábia! Uma mulher muito além do seu tempo.
Fomos criados unidos e unidos permanecemos até os dias atuais. Aprendemos sobre caráter, responsabilidade, respeito, educação, integridade desde bem pequenos.
Hoje olho os jovens atuais e olho para trás. Como pudemos ir errando tanto na educação dos filhos, iludidos que estávamos nos modernizando, evoluindo!
Onde começamos mesmo a errar? Quando?
Sim, o mundo evoluiu, mas certamente os valores humanos regrediram.

Vivi

Nenhum comentário: