Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NATAL e as GUIRLANDAS....O QUE REPRESENTAM?



A Igreja Católica comemora no dia 25 DE DEZEMBRO, a partir do século IV, como aniversário do nascimento de Cristo. O dia 25 apareceu pela primeira vez no calendário de Philocalus em 324, opção feita pelo Papa Júlio I, para cristianizar as grandes festas pagãs realizadas neste dia.
Comemora-se a vinda do Cristo-Menino. Como tradição, quatro domingos que antecedem o Dia de Natal, as famílias cristãs costumam fazer a preparação do Natal com a Coroa do Advento. Monta-se uma coroa de ramos de pinheiro adornada com fitas vermelhas, com quatro velas eqüidistantes, simbolizando Jesus Cristo, a luz do mundo. A cada domingo, até o Natal, uma vela por vez é acesa por um membro da família, à hora do jantar. No quarto domingo todas as velas estarão acesas.
São as chamadas Guirlandas, que simbolizando a vida eterna e a paz, está presente na decoração natalina atual.
Os arranjos com folhagens nasceram com a supertição de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção, no inverno, contra bruxas e demônios. Seus ramos eram usados para afugentar a má-sorte. Representa a mandala, um diagrama em círculo lembrando que a nossa vida é um ciclo de nascimento e morte.
Diz antiga lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas, a fé e a alegria.
Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de Deus. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas
.

Nenhum comentário: